Em ação, MPE-MT pede multa para garantir acessibilidade em escolas

Das 149 escolas da rede pública de ensino de Cuiabá, 78 tem projetos de acessibilidade às pessoas com deficiência, mas menos da metade foi executada efetivamente. A informação é do Ministério Público, que entrou com uma ação na Justiça contra o município para cobrar providências em 2004. A decisão favorável ao MPE saiu em 2010, mas a promotoria afirma que quase não houve avanço desde então.
Procurada, a Secretaria de Educação do município disse que vai se posicionar somente depois que for informada oficialmente pela Justiça sobre o pedido do MPE, caso ele seja aceito.Por causa disso o MPE entrou com um pedido, no mesmo processo, para que seja aplicada multa diária de R$ 1 mil à atual secretária de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk , e que sejam instaurados procedimentos para apurar a prática de, em tese, de improbidade administrativa por descumprimento de decisão judicial.
Para o MPE, foi feito pouco ou quase nenhum avanço desde a decisão da Justiça, em 2010. A ação tramita na Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá.
O Ministério Público diz que o município se limitou a apresentar no processo a lista das escolas que têm ou não projetos de acessibilidade e que a prefeitura deverá ter apontado quais as providências que foram ou que serão tomadas para solucionar o problema.
Fonte: G1 MT
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario