Quatro ações criminosas foram registradas entre a noite de sábado (11) e a madrugada deste domingo (12) em todo o Estado. A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) confirmou que os crimes estão relacionados a ataques que acontecem desde sexta-feira (10) em Mato Grosso. Um quinto caso ainda está sendo investigado e também pode estar vinculado aos ataques.
Em Barra do Garças (412 km de Cuiabá), criminosos colocaram fogo em duas viaturas do Centro Socioeducativo do município, por volta das 23h de sábado (11). Conforme a Sesp, os criminosos entraram no pátio da unidade e utilizaram coquetéis molotov para atear fogo nos veículos.
Logo após o fogo ter iniciado, os criminosos fugiram. Agentes do Socioeducativo perceberam o incêndio e acionaram o Corpo de Bombeiros. Nas proximidades das viaturas, foi encontrada uma garrafa de gasolina. Nenhum dos criminosos foi identificado.
Outra ação criminosa aconteceu em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), por volta das 22h30 de sábado (11). As casas de dois agentes prisionais do município foram atacadas por bandidos, que usaram coquetéis molotov. Na primeira residência, as chamas atingiram somente a parte da frente, enfraqueceram e logo se apagaram.
Na segunda casa, porém, o fogo atingiu parte da residência e também um terreno ao lado, onde funciona um “ferro-velho”, que pertence ao agente prisional. Conforme a Sesp, diversos itens do estabelecimento do agente foram atingidos pelo fogo e as chamas deverão trazer grande prejuízo ao servidor.
Divulgação/Polícia Militar
Em Cuiabá, base da PM foi alvo de 50 disparos durante a madrugada deste domingo (12)
No município de Barra do Bugres (150 km de Cuiabá), a casa de um agente prisional também foi alvo de um atentado criminoso, por volta das 5h30 deste domingo (12). A residência do servidor foi atingida por três tiros.
Além destes três casos no interior do Estado, também houve ataque na Capital. Conforme noticiado pelo MidiaNews, a Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar do Bairro Três Barras, em Cuiabá, também foi alvo de atentado criminoso. Na madrugada deste domingo (12), cerca de 50 tiros foram disparados contra o local.
Por volta das 3h, seis criminosos em três motos se aproximaram da base da PM e iniciaram os disparos. Havia diversos policiais trabalhando no local durante o atentando, porém nenhum deles foi atingido.
De acordo com a Sesp, ninguém se machucou durante os atentados praticados em todo o Estado. Os ataques estão sendo investigados pela Polícia Civil.
Incêndio em antiga delegacia
A relação entre um incêndio no antigo prédio da Delegacia da Mulher de Cuiabá e os ataques que vêm acontecendo no Estado está sendo investigada pela Polícia Civil. O caso aconteceu na noite de sábado (11) e atingiu o segundo andar do bloco esquerdo da construção.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater o fogo no prédio, localizado na Avenida General Mello, nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia. A construção está desocupada e ninguém ficou ferido.
A Secretaria de Segurança Pública informou que o fogo foi controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 22h15.
Um homem foi localizado pela Polícia Militar, nas proximidades do prédio, com uma garrafa que continha um liquido semelhante a gasolina. Ele foi conduzido pela PM para prestar esclarecimentos.
A Sesp informou que, apesar de o caso ainda estar sendo investigado, acredita que não há relação entre o incêndio e os ataques criminosos que têm acontecido no Estado.
Ataques na Capital
Diversos ataques ocorrem na Grande Cuiabá há dois dias. Na noite de sexta-feira (10), quando tiveram início os crimes, a Sesp confirmou que três ônibus e um carro de passeio foram incendiados, seguidos pelos atentados às casas de um agente penitenciário e um sargento da Polícia Militar.
A principal suspeita é de que as ações criminosas tenham sido motivadas pela suspensão da visita de familiares dos presos, que teve início em razão da greve dos agentes penitenciários do Estado, em 31 de maio.
O movimento paredista foi motivado pelo não-pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), de 11,27%, pelo Governo do Estado.
Visitas liberadas
Neste sábado (11), as visitas nos presídios foram liberadas e poderão acontecer a partir deste domingo (12). A permissão ocorreu após reunião entre a corregedora-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, e representantes do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso (Sindspen).
0 comentários :
Postar um comentário
Deixe seu Comentario