CPI aponta que 14 frigoríficos podem fechar por falta de veterinários em MT

Resultado de imagem para frigorificosA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos apontou, no relatório final entregue na terça-feira (13), que 14 frigoríficos podem fechar as portas, a partir de outubro de 2017, por falta de profissionais para realizar a inspeção dos produtos de origem animal. A comissão afirmou que, diante da situação, deve oficiar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo do estado para a necessidade de contratação de médicos veterinários para exercer a função.
Durante uma das oitivas realizadas pela CPI, o superintendente do Mapa em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, afirmou que a falta de profissionais do quadro do ministério iria se agravar após o término do acordo de cooperação entre o Mapa e o órgão e o governo do estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Já o governo do estado respondeu, por meio de ofício enviado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Indea, que não é sua competência disponibilizar pessoal ao Governo Federal para cumprimento das responsabilidades de inspeção de produtos de origem animal de frigoríficos de bovinos sob inspeção federal (SIF).
Conforme a CPI, o Mapa possui um sistema que reconhece e autoriza a comercialização, em todo o território nacional, de produtos de origem animal que tenham sido inspecionados pelos serviços estadual e municipal. Porém, como o governo do estado não possui médicos veterinários em número suficiente para a realização das inspeções ante e pos mortem, não pode aderir ao sistema. A ausência dessa possibilidade de inspeção e comercialização, de acordo com o relatório, é reclamação mais recorrente dos frigoríficos de abate de bovinos no estado.
Como sugestão, os parlamentares que compõem a CPI propuseram a adequação do quadro de veterinátios do Indea, o que possibilitaria a adesão ao sistema do Mapa e proporcionaria aos frigoríficos de abate de bovinos sob inspeção estadual a competitividade de comercializar seus produtos em todo o território nacional.
“Propõe também que o governo do estado fomente a criação de Consórcios de serviço de Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal entre municípios que possuem uma maior dificuldade de instalação dos seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, a fim de possibilitar a adesão desses consórcios ao sistema e dar aos frigoríficos de abate de bovinos sob inspeção municipal a mesma possibilidade de comercialização de seus produtos em todo o território nacional”, diz trecho do relatório.
Fonte: G1 MT
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario