Turismo regional é opção para férias

Alguns dias de folga  ou férias, nesta época do ano muita gente está com tempo livre para viajar, conhecer novos lugares e sair da rotina. O turismo regional é uma opção para quem não quer gastar muito e curtir bons momentos contemplando a natureza e se divertir com a família e amigos.
Mato Grosso tem muitas belezas naturais que atraem turistas de todos os lugares do mundo. Apesar de estar no período de alta temporada, as pousadas e hotéis das regiões turísticas do Estado estão com vagas para atender os turisticas que decidirem viajar em última hora. 
Os paredões de arenito vermelho-alaranjado dão as boas vindas aos visitantes da cidade de Chapada dos Guimarães, que fica a 69 km da de Cuiabá. Porta de entrada do Parque Nacional, o município leva o mesmo nome da reserva oferecendo pousadas, restaurantes e uma praça (onde fica a igreja de Santana) que, nos finais de semana, funciona como feira de artesanato durante o dia e ponto de encontro dos visitantes quando à noite.
A Chapada é um dos locais mais visitados do Estado e tem opções de passeio para todos os tipos de público.
A agente de turismo, Marie do Carmo Martins, disse que uma alternativa para as pais que tem filhos pequenos é visitar a Cachoeira dos Namorados, o percurso da trilha é pequeno, cerca de 1 km e pode ser feito tranquilamente porque o terreno não é íngreme.
Já para os adultos a opção é a Caverna Aroe Jari ou Montanha das Almas é um dos passeios mais bonitos, onde o turista visita a gigantesca gruta de arenito de 1.550 metros de extensão e é considerada a  maior do Brasil. O acesso é por trilha, uma caminhada de 8 Km, que dura em média 4 horas. O turista poderá contemplar um lugar maravilhoso, com uma beleza pura e muita tranquilidade.
Ao lado da Caverna Aroe Jari foi aberto este mês para visitação de um sítio, que fica há 45 km de Chapada dos Guimaraes, onde o turista poderá contemplar 12 cachoeiras. Um local novo e rico em belezas naturais, conta a agente de turismo.
Apesar da região do Pantanal estar em período de baixa temporada por causa das chuvas e dos mosquitos. O turista que deseja visitar o local poderá usufruir de boas pousadas que ficam mais perto do município de Poconé, já nas regiões mais distantes da cidade devem ser evitadas porque o trânsito de veículo está comprometido devido a estrutura de pontes e o grande número de insetos.
Outro município turístico no Estado é Jaciara, que tem o Parque Cachoeira da Fumaça, localizado à 8 km da cidade.
O balneário é um lugar para se divertir, aventurar, relaxar, descansar e renovar as energias. No local os visitantes poderão conhecer a Cachoeira dos Namorados, a Cachoeira dos Hippies e a Gruta de Pedras.
Resultado de imagem para Nobres mtNobres, cidade que fica há 146 km da capital, também é um excelente destino para os amantes da natureza. No distrito Bom Jardim há muitas áreas de desovas de peixes e com a água cristalina, facilita encontrar os animais marinhos jovens, bem pequenos ou grandes, fazendo o mergulho. Os visitantes poderão contemplar vários locais como Balneário Estivado, Lagoa Salabão, Reino Encantado, Rio Triste, Cachoeira da Serra Azul e Lagoa das Araras.
Mas a agente de turismo explica a estrutura de hotelaria na cidade ainda é carente, o ideal para o turista é fazer o “day use”. Em apenas um dia é possível conhecer e aproveitar as belezas naturais do local.

Dicas para os viajantes

Roupas Adequadas:
Roupas leves, camisetas, bermudas, calçado firme no pé para caminhadas, e que possa ser molhado, capa de chuva (de outubro a maio), agasalho (sempre esfria à noite, principalmente de maio a setembro), uma pequena mochila para lanche e água durante as caminhadas, binóculos, máquinas fotográficas sempre são bem vindos, um boné ou chapéu, meias absorventes e grossas p/ não dar bolhas nos pés.
Vacinas
Para vir à Chapada dos Guimarães, não é preciso nenhuma vacina, apenas para quem vai para a região amazônica de Mato Grosso deverá providenciar a vacina anti-amarílica (febre amarela). Recomenda-se atualizar a vacinação anti-tetânica, e a vacinação anti-hepatite "B" apenas para quem vá para a região amazônica. Todas as vacinas do Calendário Nacional estão disponíveis nos Postos de Saúde da cidade. Na Chapada não há malária ou qualquer outra doença transmitida por mosquitos.
Mosquitos
Apenas no amanhecer e entardecer há próximo aos cursos de água a ocorrência do mosquito "pólvora", também chamado de "porvinha". Recomendamos o uso de repelentes apenas para as pessoas alérgicas, mas ficam proibidas de tomarem banho em cachoeiras, principalmente dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Protetores Solares
O sol, principalmente no período da seca (maio à setembro), é forte, recomendamos o uso, sobretudo nas excursões com trechos de caminhadas, mas o IBAMA também exige que não se permita o banho em cachoeiras usando protetores solares, bronzeadores e óleos.
Fonte: Gazeta Digital
Share on Google Plus

Assuntos Relacionados

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu Comentario